Escola_________________________________________________________________
______________ , ____ de
____________________ de ____________
Professora :
________________________ 4º ano
Aluno(a)____________________________________________ Assinatura responsável _____________________
Atividade
avaliativa
Texto I
Pão de mel
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (sobremesa) de bicarbonato
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (sobremesa) de cravo–da–índia torrado
Caldo de 1 limão grande
Glacê:
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres de sopa de chocolate em pó
4 colheres de sopa de leite
Modo de fazer:
Peça ajuda a um adulto para
1 – acender o forno.
2 – bater todos os ingredientes
até formar uma massa como a de bolo.
3 – untar e polvilhar uma forma ou assadeira.
4 – despejar a massa na forma e levar ao forno por aproximadamente
25 minutos.
5 – depois de assado, passar os pedaços no chocolate derretido.
Fonte: Gouveia, Isabel et alii.
Caderno de Reforço Escolar, 3
ano.SP:
Escala Educacional, 2009.
QUESTÃO 1
Esta receita serve para preparar um:
(A) pão de mel.
(B) doce de chocolate.
(C) mingau de aveia.
(D) suco de limão.
QUESTÃO 2
A ordem alfabética correta para a lista de ingredientes da receita
é:
(A) leite, mel, açúcar, bicarbonato, farinha de trigo,
cravo-da-índia, canela.
(B) açúcar, bicarbonato, canela, cravo-da-índia, farinha de trigo,
leite, mel.
(C) açúcar, leite, bicarbonato, cravo-da-índia, canela, mel.
(D) bicarbonato, leite, mel, açúcar, cravo-da-índia, canela, farinha
de trigo.
QUESTÃO 3
A parte da receita que indica se tratar de uma “tarefa” que a
criança não deve
realizar sozinha é
(A) a lista de ingredientes.
(B) o título do poema.
(C) o modo de fazer.
(D) os ingredientes do glacê.
Texto III
Racionamento de
Energia
Verifique o consumo de energia elétrica de alguns aparelhos
elétricos, para
economizar em sua casa.
APARELHOS
|
Potência
em watts
|
Ar-condicionado
|
1.000
|
Aspirador de pó
|
700
|
Computador
|
150
|
Ferro de passar
|
1.200
|
Freezer
|
400
|
Geladeira
|
200
|
Lavadora de roupa
|
1.800
|
Lava-louça
|
1.500
|
Microondas
|
1.400
|
Secadora de roupa
|
2.000
|
TV
|
1.000
|
Ventilador
|
100
|
Revista, Ciência Hoje das Crianças.Setembro 2001. p. 23.(adaptado)
QUESTÃO 4
Os aparelhos que têm o mesmo consumo de energia são
(A) aspirador de pó e ventilador.
(B) ar-condicionado e TV 20 polegadas .
(C) computador e lava-louça.
(D) ferro de passar e geladeira.
QUESTÃO
5
Quantos watts você gastará de se usar
os seguintes aparelhos
Lavadora de roupa e lava louça
|
ar-condicionado e ferro de passar
|
Secadora de roupa, computador e ventilador
|
Microondas, geladeira e computador
|
Lavadora de roupa ,aspirador de pó e freezer
|
Freezer e lava louça
|
Escola_________________________________________________________________
______________ , ____ de
____________________ de ____________
Professora :
________________________ 4º ano
Aluno(a)____________________________________________ Assinatura responsável _____________________
Atividade
avaliativa
Texto
Como nasceu o Rio
Amazonas
A Lua apaixonou-se pelo Sol. E,
apaixonada como estava, queria se casar com ele. Mas, se o casamento
acontecesse, o Sol aqueceria tanto, tanto, que queimaria todas as coisas
existentes, o mundo seria destruído e as lágrimas da Lua inundariam a Terra.
Assim, eles não puderam se
casar, e cada um foi para um lado.
A Lua, muito triste, chorou um
dia inteiro, e suas lágrimas correram pela terra, buscando o mar. Só que o mar
não recebeu as lágrimas da Lua, e elas tiveram de voltar. Mas não conseguiram
voltar para as montanhas donde tinham descido.
Então elas desceram mais uma vez e foram se unindo numa imensa
correnteza d’água, formando assim o caudaloso Rio Amazonas, todo enfeitado de
vitórias-régias.
PIAI, A & Paccini, M J.Viajando
pelo folclore de Norte a Sul.
São Paulo: Editora Cortez, 2004.
QUESTÃO 1
O título do texto – Como nasceu o Rio Amazonas – revela ao leitor
que se trata de um texto que aborda:
(A) o amor entre a Lua e o Sol.
(B) a destruição do mundo pelo calor do
Sol.
(C) as lágrimas e o choro da Lua.
(D) o surgimento do Rio Amazonas.
QUESTÃO 2
No trecho: “Mas não conseguiram voltar para as montanhas “donde
tinham
descido.”, a expressão em destaque significa
(A) do lugar de que tinham saído.
(B) da forma que decidiram correr.
(C) da tristeza que caracteriza a Lua.
(D) do tempo em que queriam voltar.
QUESTÃO
3
Classifique as palavras em ditongo,
tritongo ou hiato :
Rio _____________________ recebeu _____________________ destruídos _____________________
Lua____________________ água _________________________
enfeitado_______________________
Uruguai________________ vitória________________________
QUESTÃO
4
Classifique as palavras quanto à sílaba
tônica:
Lágrima
___________________________ vitória
________________________
Amazonas_________________________ mundo_________________________
Destruídos_________________________ folclore________________________
QUESTÃO
5
Retire do texto:
a) Um substantivo próprio__________________
b) um substantivo
comum__________________
c) uma frase com um
artigo indefinido ____________________________________________________________
d) uma palavra com
encontro vocálico __________________________
e) uma palavra com
encontro consonantal ______________________
Texto
Angélica, ao sair de uma loja, recebeu o seguinte comprovante:
QUESTÃO 6
Este comprovante nos indica que Angélica saiu da
(A) padaria.
(B) livraria.
(C) lavanderia.
(D) farmácia.
QUESTÃO 7
O comprovante nos indica que a loja trabalha com os seguintes
produtos:
(A) pães.
(B) livros.
(C) tecidos.
(D) remédios.
Texto
Levando a vida ...
Vou levando a minha vida
sem pressa para chegar.
Não vejo gosto em
corrida
por isso vou devagar.
Correr muito não faz bem
pois a gente nem repara
que beleza a vida tem.
Trago um forte
guarda-costas,
é meu casco que carrego.
Se você sabe a resposta
diga logo, que eu me
alegro.
Mesmo sendo bem antiga
eu tenho até pouca ruga.
Pense alto e então diga:
sou a velha...
Mendes, Verônica. Pequeno bestiário. Minas
Gerais.
QUESTÃO 8
De acordo com as características descritas no
texto, quem vai levando a vida é a
(A) formiga.
(B) tartaruga.
(C) baleia.
(D) cobra.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um camponês e sua esposa possuíam
uma galinha, que todo dia sem falta, botava um ovo de ouro.
Supondo que dentro dela
deveria haver uma grande quantidade de ouro, eles então a sacrificam, para
enfim pegar tudo de uma só vez.
Então, para surpresa dos
dois, viram que a ave, em nada era diferente das outras galinhas.
Assim, o casal de tolos,
desejando enriquecer de uma só vez, acabam por perder o ganho diário que já
tinham assegurado.
Autor: Esopo
Moral da História: Quem tudo quer, tudo perde.
Moral da História: Quem tudo quer, tudo perde.
Questões
Sobre a Fábula
1. Que tipo de benefício proporcionava a Galinha todos os dias
para seus donos?
_________________________________________________________________________________________________
2. Por que os camponeses resolveram sacrificar a Galinha? Eles
lucraram com isso?
________________________________________________________________________________________________
3. Você é capaz de dizer qual o sentimento que motivou os
camponeses a sacrificarem o animal?
_________________________________________________________________________________________________
4. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado
da Moral da Fábula?
_________________________________________________________________________________________________
Questões
sobre o Texto
1- Quantos parágrafos tem o texto?_________________________
2- Em qual parágrafo o casal descobriu que a galinha era igual as
outras no interior?_______________
3- Quem é o autor do texto?______________________________
4- Você sabia que esse texto é considerado do gênero Literário uma
fábula?______________________
5- Para você quais são as características que um texto precisa ter
para ser classificado como " fábula" ? _______________________________________________________________________________________
CURIOSIDADES
:
Historicamente,
a fábula tem origens bem antiga, importante em solo oriental,
pertenceu aos assírios e babilônios. Entretanto, foi Esopo,
um escravo grego que viveu no século VI a.C., que consagrou o gênero como tal.
Ele,
mediante suas invenções, criava histórias nas quais cada animal era categorizado de acordo
com seu perfil. Por exemplo: o leão representava a força; a raposa representava
a astúcia; a formiga caracterizava o trabalho.
Esopo, utilizando-se do diálogo entre os animais, tinha por
objetivo transmitir sabedoria de caráter moral ao homem, gerando exemplos para
as pessoas. Fato que podemos
constatar sempre ao final de cada texto, dotado de um fundo moral.
Estas características nos levam a concluir que a
fábula é um texto de um gênero narrativo popular que tem por finalidade
discursiva retratar aspectos inerentes à conduta humana.
a- Quem foi
Esopo?______________________________________________________________________________
b- O que ele gostava de criar?___________________________________________________________________
c- Qual era o
objetivo de Esopo em seus
textos?________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
Qual é finalidade da
fábula?______________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade
avaliativa
A aposta
Amélia é uma velhinha muito ativa e
trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador
ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na
cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha
nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia
resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu
desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador
confiante.
– Concordo!Amélia, então, levantou a
tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era
galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha
viajar de graça.
Luciana M. M. Passos. Adaptação de
conto
1- Interpretando texto
a) Qual o nome dos personagens
principais?_______________________
b)
Qual a profissão do personagem masculino?_____________________
c)
Quantos parágrafos têm o texto? __________________________
d)
Onde se passa a história?____________________________
e) Escreva a sua opinião sobre Amélia,
sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)
Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público?
Por quê?
_____________________________________________________________________________________________
g) Você já presenciou uma situação como a da
história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como
aconteceu!
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Reescreva a frases e substitua as palavras em
destaque por sinônimos :
a) A
velhinha é esperta.
___________________________________________________________________________________________
b)
O cobrador teimou.
_______________________________________________________________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
_______________________________________________________________________________________________
3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho:______________________ b) desço ___________
c)
satisfeito _____________________ d) concordo __________
4. Escreva as frases no plural.
a) A criança brinca com seu brinquedo de plástico.
_________________________________________________________________________________________________
b) O menino quebrou a vidraça azul de seu Joaquim.
_________________________________________________________________________________________________
c)A molecada joga bola na quadra colégio.
_________________________________________________________________________________________________
5) Faça a concordância necessária:
Eu gosto de passear.
Ele__________________________________________________________________________
Nós_________________________________________________________________________
Eles_________________________________________________________________________
6)Escreva
se as palavras abaixo são: proparoxítonas, paroxítonas ou oxítonas;
Amélia__________________________ Ônibus____________________ Cocoricó_________________________Galinha____________________________
Cobrador_________________________
7)Observe a seguinte frase:”Um dia ela
entrou no ônibus carregando uma cesta”.
O pronome Ela se refere :
( ) a cesta ( ) a velhinha
8) Circule os pronomes :
a- Ela é uma
velhinha muito ativa e trabalhadeira.
b- O ele insistiu tanto que ela resolveu fazer uma
aposta.
c- Se não for, eu viajo de graça.
d- Nós sabemos que é proibido o transporte de
animais no ônibus .
9) Acentue corretamente as palavras:
onibus -
entao - plastico
- voce - historia -
opiniao - profissao
- cafe - colegio
- paragrafo
10) Crie uma
frase :
A) afirmativa
________________________________________________________________
B)
negativa_____________________________________________________________
C)
exclamativa_________________________________________________________
D) interrogativa__________________________________________________________
Acredite na sua capacidade. Você pode mudar o seu futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário