sábado, 21 de junho de 2014

leitura e interpretação 4° ano

Escola_________________________________________________________________
______________ , ____ de ____________________ de ____________
Professora : ________________________                                                      4º ano
Aluno(a)____________________________________________  Assinatura responsável _____________________
Atividade avaliativa
Texto I
 Pão de mel
 Ingredientes:
 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
 1 xícara (chá) de açúcar
 1 xícara (chá) de mel
 1 xícara (chá) de leite
 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
 1 colher (sobremesa) de bicarbonato
 1 colher (sobremesa) de canela em pó
 1 colher (sobremesa) de cravo–da–índia torrado
 Caldo de 1 limão grande
 Glacê:
 1 xícara (chá) de açúcar
 3 colheres de sopa de chocolate em pó
 4 colheres de sopa de leite
 Modo de fazer:
 Peça ajuda a um adulto para
 1 – acender o forno.
 2 – bater todos os ingredientes até formar uma massa como a de bolo.
 3 – untar e polvilhar uma forma ou assadeira.
 4 – despejar a massa na forma e levar ao forno por aproximadamente 25 minutos.
 5 – depois de assado, passar os pedaços no chocolate derretido.
 Fonte: Gouveia, Isabel et alii.
 Caderno de Reforço Escolar, 3 ano.SP:
 Escala Educacional, 2009.
 QUESTÃO 1
 Esta receita serve para preparar um:
 (A) pão de mel.
 (B) doce de chocolate.
 (C) mingau de aveia.
 (D) suco de limão.

 QUESTÃO 2
 A ordem alfabética correta para a lista de ingredientes da receita é:
 (A) leite, mel, açúcar, bicarbonato, farinha de trigo, cravo-da-índia, canela.
 (B) açúcar, bicarbonato, canela, cravo-da-índia, farinha de trigo, leite, mel.
 (C) açúcar, leite, bicarbonato, cravo-da-índia, canela, mel.
 (D) bicarbonato, leite, mel, açúcar, cravo-da-índia, canela, farinha de trigo.

QUESTÃO 3
 A parte da receita que indica se tratar de uma “tarefa” que a criança não deve
 realizar sozinha é
 (A) a lista de ingredientes.
 (B) o título do poema.
 (C) o modo de fazer.
 (D) os ingredientes do glacê.

 Texto III
 Racionamento de Energia
 Verifique o consumo de energia elétrica de alguns aparelhos elétricos, para
 economizar em sua casa.
APARELHOS
Potência em watts
Ar-condicionado
1.000
Aspirador de pó
700
Computador
150
Ferro de passar
1.200
Freezer
400
Geladeira
200
Lavadora de roupa
1.800
Lava-louça
1.500
Microondas
1.400
Secadora de roupa
2.000
TV 20 polegadas
1.000
Ventilador
100
 Revista, Ciência Hoje das Crianças.Setembro 2001. p. 23.(adaptado)

 QUESTÃO 4
 Os aparelhos que têm o mesmo consumo de energia são
 (A) aspirador de pó e ventilador.
 (B) ar-condicionado e TV 20 polegadas.
 (C) computador e lava-louça.
 (D) ferro de passar e geladeira.

QUESTÃO 5
Quantos watts você gastará de se usar os seguintes aparelhos
Lavadora de roupa e lava louça
ar-condicionado e ferro de passar







Secadora de roupa, computador e ventilador
Microondas, geladeira e computador









Lavadora de roupa ,aspirador de pó e freezer
Freezer e lava louça










Escola_________________________________________________________________
______________ , ____ de ____________________ de ____________
Professora : ________________________                                                      4º ano
Aluno(a)____________________________________________  Assinatura responsável _____________________
Atividade avaliativa
Texto
Como nasceu o Rio Amazonas
      A Lua apaixonou-se pelo Sol. E, apaixonada como estava, queria se casar com ele. Mas, se o casamento acontecesse, o Sol aqueceria tanto, tanto, que queimaria todas as coisas existentes, o mundo seria destruído e as lágrimas da Lua inundariam a Terra.
     Assim, eles não puderam se casar, e cada um foi para um lado.
     A Lua, muito triste, chorou um dia inteiro, e suas lágrimas correram pela terra, buscando o mar. Só que o mar não recebeu as lágrimas da Lua, e elas tiveram de voltar. Mas não conseguiram voltar para as montanhas donde tinham descido.
 Então elas desceram mais uma vez e foram se unindo numa imensa correnteza d’água, formando assim o caudaloso Rio Amazonas, todo enfeitado de vitórias-régias.
PIAI, A & Paccini, M J.Viajando pelo folclore de Norte a Sul.  
São Paulo: Editora Cortez, 2004.
QUESTÃO 1
 O título do texto – Como nasceu o Rio Amazonas – revela ao leitor que se trata de um texto que aborda:
 (A) o amor entre a Lua e o Sol.
(B) a destruição do mundo pelo calor do Sol.
(C) as lágrimas e o choro da Lua.
(D) o surgimento do Rio Amazonas.

 QUESTÃO 2
 No trecho: “Mas não conseguiram voltar para as montanhas “donde tinham
 descido.”, a expressão em destaque significa
 (A) do lugar de que tinham saído.
 (B) da forma que decidiram correr.
 (C) da tristeza que caracteriza a Lua.
 (D) do tempo em que queriam voltar.

QUESTÃO 3
Classifique as palavras em ditongo, tritongo ou hiato :

Rio _____________________        recebeu _____________________   destruídos _____________________
Lua____________________          água _________________________ enfeitado_______________________
Uruguai________________         vitória________________________

QUESTÃO 4
Classifique as palavras quanto à sílaba tônica:

Lágrima ___________________________    vitória ________________________
Amazonas_________________________     mundo_________________________
Destruídos_________________________     folclore________________________

QUESTÃO 5
Retire do texto:
a) Um substantivo próprio__________________
b) um substantivo comum__________________
c) uma frase com um artigo indefinido ____________________________________________________________
d) uma palavra com encontro vocálico __________________________
e) uma palavra com encontro consonantal ______________________


 Texto
 Angélica, ao sair de uma loja, recebeu o seguinte comprovante:
QUESTÃO 6
 Este comprovante nos indica que Angélica saiu da
 (A) padaria.
 (B) livraria.
 (C) lavanderia.
 (D) farmácia.

 QUESTÃO 7
 O comprovante nos indica que a loja trabalha com os seguintes produtos:
 (A) pães.
 (B) livros.
 (C) tecidos.
 (D) remédios.


Texto
 Levando a vida ...
Vou levando a minha vida
sem pressa para chegar.
Não vejo gosto em corrida
por isso vou devagar.
Correr muito não faz bem
pois a gente nem repara
que beleza a vida tem.
Trago um forte guarda-costas,
é meu casco que carrego.
Se você sabe a resposta
diga logo, que eu me alegro.
Mesmo sendo bem antiga


eu tenho até pouca ruga.
Pense alto e então diga:
sou a velha...
 Mendes, Verônica. Pequeno bestiário. Minas Gerais.

 QUESTÃO 8
 De acordo com as características descritas no texto, quem vai levando a vida é a
 (A) formiga.
 (B) tartaruga.
 (C) baleia.
 (D) cobra.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
       Um camponês e sua esposa possuíam uma galinha, que todo dia sem falta, botava um ovo de ouro.
       Supondo que dentro dela deveria haver uma grande quantidade de ouro, eles então a sacrificam, para enfim pegar tudo de uma só vez.
       Então, para surpresa dos dois, viram que a ave, em nada era diferente das outras galinhas.
       Assim, o casal de tolos, desejando enriquecer de uma só vez, acabam por perder o ganho diário que já tinham assegurado.
 
Autor: Esopo
 Moral da História: Quem tudo quer, tudo perde.

Questões Sobre a Fábula
1. Que tipo de benefício proporcionava a Galinha todos os dias para seus donos?
_________________________________________________________________________________________________
2. Por que os camponeses resolveram sacrificar a Galinha? Eles lucraram com isso?
________________________________________________________________________________________________
3. Você é capaz de dizer qual o sentimento que motivou os camponeses a sacrificarem o animal?
_________________________________________________________________________________________________
4. Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?
_________________________________________________________________________________________________
 Questões sobre o Texto
1- Quantos parágrafos tem o texto?_________________________

2- Em qual parágrafo o casal descobriu que a galinha era igual as outras no interior?_______________

3- Quem é o autor do texto?______________________________

4- Você sabia que esse texto é considerado do gênero Literário uma fábula?______________________

5- Para você quais são as características que um texto precisa ter para ser classificado como " fábula" ? _______________________________________________________________________________________ 
CURIOSIDADES :

Historicamente, a fábula tem origens  bem antiga, importante em solo oriental, pertenceu aos assírios e babilônios. Entretanto, foi Esopo, um escravo grego que viveu no século VI a.C., que consagrou o gênero como tal.
Ele, mediante suas invenções, criava histórias nas quais cada animal era categorizado de acordo com seu perfil. Por exemplo: o leão representava a força; a raposa representava a astúcia; a formiga caracterizava o trabalho.   
Esopo, utilizando-se do diálogo  entre os animais, tinha por objetivo transmitir sabedoria de caráter moral ao homem, gerando exemplos para as pessoas. Fato que podemos constatar sempre ao final de cada texto, dotado de um fundo moral.
Estas características nos levam a concluir que a fábula é um texto de um gênero narrativo popular que tem por finalidade discursiva retratar aspectos inerentes à conduta humana.

a- Quem foi Esopo?______________________________________________________________________________
b- O que ele gostava de criar?___________________________________________________________________
c- Qual era o objetivo de Esopo em seus textos?________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
Qual é finalidade da fábula?______________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade avaliativa
A     aposta
Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante.
– Concordo!Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.

Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto
1- Interpretando  texto
a)   Qual o nome dos personagens principais?_______________________
b) Qual a profissão do personagem masculino?_____________________
c) Quantos parágrafos têm o texto? __________________________
d) Onde se passa a história?____________________________
 e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________
      g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Reescreva a frases e substitua as palavras em destaque por sinônimos :
a) A velhinha é esperta.
___________________________________________________________________________________________
 b) O cobrador teimou.
_______________________________________________________________________________________
       c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
_______________________________________________________________________________________________

3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
    
  a) barulho:______________________  b) desço ___________

c) satisfeito _____________________  d) concordo __________


4. Escreva as frases no plural.

a) A criança brinca com seu brinquedo de plástico.
_________________________________________________________________________________________________
b) O menino quebrou a vidraça azul de seu Joaquim.
_________________________________________________________________________________________________
c)A molecada joga bola na quadra colégio.
_________________________________________________________________________________________________

5) Faça a concordância necessária:
Eu gosto de passear.
Ele__________________________________________________________________________
Nós_________________________________________________________________________
 Eles_________________________________________________________________________
 6)Escreva se as palavras abaixo são: proparoxítonas, paroxítonas ou oxítonas;

Amélia__________________________      Ônibus____________________ Cocoricó_________________________Galinha____________________________ Cobrador_________________________
  
7)Observe a seguinte frase:”Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta”.

O pronome Ela se refere :  
(   ) a cesta    (   ) a velhinha


8) Circule os pronomes :

a- Ela  é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira.

b- O ele insistiu tanto que ela resolveu fazer uma aposta.

c- Se não for, eu viajo de graça.

d- Nós sabemos que é proibido o transporte de animais no ônibus .


9) Acentue corretamente as palavras:

 onibus  -  entao  -  plastico    - voce  -  historia -  opiniao  -   profissao  -  cafe  -   colegio  - paragrafo

10) Crie uma  frase :

A) afirmativa ________________________________________________________________

B) negativa_____________________________________________________________

C) exclamativa_________________________________________________________

D) interrogativa__________________________________________________________

 

                                            Acredite na sua capacidade. Você pode mudar o seu futuro.

                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário